Página Inicial > Notícias > Secretária...projeto do IPVC

Secretária de Estado da Igualdade em Viana do Castelo para conhecer projeto do IPVC

21 Janeiro 2022

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, esteve na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) para participar na cerimónia de apresentação do BAITS – Business, Art, Innovation, Technology, Sustainability. Na sessão marcou também presença o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, que sublinhou o forte relacionamento entre as duas entidades, elencando diversos projetos conjuntos feitos ao longo do tempo.


Na sessão, Luís Nobre,deu os parabéns ao IPVC porque “tem cumprido a missão com distinção”, assumindo que “é bom sentir que as coisas acontecem naturalmente e de forma consistente”. O Município, garantiu o autarca, está disponível para continuar a colaborar. “Estamos sempre atentos e temos aqui parcerias efetivas no âmbito da tecnologia, da ciência e da operacionalização. Temos atores ativos no terreno para encontrar soluções. O objetivo passa por termos não só coesão territorial, mas também social”, evidenciou.


Já para a governante, o IPVC tem sido “um parceiro absolutamente estratégico” e, por isso, acredita que o BAITS será “mais um bom exemplo” para a região. O projeto de cerca de quatro milhões de euros vai disponibilizar, entre outros, formação pós-graduada em regime presencial, à distância ou num regime misto, permitindo a qualificação do tecido empresarial de forma a tornar a região mais competitiva no mercado global.


Na cerimónia de apresentação do projeto, que surge no alinhamento com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as prioridades Norte 2030 e a Estratégia Alto Minho 2030, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade começou por agradecer ao IPVC por estar de forma “tão empenhada” a trabalhar nestas áreas de intervenção, envolvendo todos os parceiros.


“A igualdade não existe se só falarmos dela nos grandes centros, a aposta na territorialização destas políticas e o trabalho em rede, envolvendo as competências tecnológicas e científicas da região, são absolutamente fundamentais”, defendeu a Secretária de Estado. Para Rosa Monteiro, este novo projeto do IPVC contribuirá “para a importante e fascinante experiência do ensino da Cidadania nas escolas”.


Através do BAITS, o IPVC vai disponibilizar programas de formação, integração, apoio, aconselhamento e orientação para jovens e adultos ativos. Para o público mais jovem serão criadas escolas de verão, semanas Steam e o ano zero para além de novos cursos técnicos superiores profissionais. Já para o público adulto serão disponibilizados cursos de pós-graduação, mestrados e formações de curta duração.


De destacar que o BAITS-IPVC terá formação nas áreas STEAM e Programas de Mentoria para jovens do ensino secundário e profissional e formações especializadas dirigidas a adultos e organizações da região que pretendam apostar na formação dos seus quadros.


Ainda no âmbito do projeto BAITS, o Politécnico de Viana do Castelo vai ministrar novas formações de curta duração e pós-graduação na Alto-Minho Business School -Escola de Pós-graduação do Alto-Minho, a nova escola virtual do IPVC.