Página Inicial > Notícias > Santa Maria...próximo domingo

Santa Maria Manuela visitável no próximo domingo

27 Outubro 2011

ABELO_6042O lugre Santa Maria Manuela, ancorado no porto de mar de Viana do Castelo no âmbito do 4.º Encontro da rede Nacional de Grupos de Acção Costeira, poderá ser visitado no próximo domingo (30 de Outubro) entre as 10h00 e as 17h00. Para tal, os interessados devem deslocar-se à portaria do Porto de Mar (Cabedelo) e seguir em miniautocarro até ao local onde está acostado o navio.

Recorde-se que existe uma história e laços desta embarcação com Viana do Castelo, já que foi um armador de Viana do Castelo que o encomendou aos estaleiros da CUF em Lisboa, em 1937 (Vasco d’Orey, da Empresa de Pesca de Viana). O “Santa Maria Manuela”, encomendado pela Empresa de Pesca de Viana, foi construído no tempo recorde de 62 dias úteis. Com os seus 68,64m de comprimento fora-a-fora enverga regularmente 11 velas latinas com uma área total de 1.130m2, dispõe ainda de propulsão a motor com uma potência de 746kW (1.010Cv).

O aço utilizado na construção é de elevada qualidade, uma vez que se destinava à construção de 2 navios de guerra, acabando por ser utilizado nos cascos do “Santa Maria Manuela” e do seu gémeo “Creoula”.

Durante a sua longa vida como navio de pesca, o “Santa Maria Manuela” perdeu muitas das características típicas dos grandes veleiros do início do séc. XX e, particularmente, dos veleiros com tradição de construção portuguesa. Por desejo do armador, grande parte do processo de recuperação foi dedicado à reconstituição, em moldes actualistas, desses detalhes diferenciadores

 

Viana do Castelo, 27 de Outubro de 2011         

                         Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo