Página Inicial > Notícias > RIET - Rede...Transfronteiriça

RIET - Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriça

28 Novembro 2012

RIET - Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriça integra 15 associações empresariais da zona de fronteira de Portugal e Espanha

 15 Associações Empresariais da zona transfronteiriça aderiram, hoje, em Baiona, à RIET  - Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, com o objectivo de se tornarem mais fortes e de construir uma alternativa à crise, realçando as potencialidades deste território. 

O autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, na sua qualidade de Presidente do Eixo Atlântico esteve presente no acto e subscreveu este protocolo de adesão, que constitui o  maior lóbi europeu do género. 

A RIET foi criada há cerca de dois anos por entidades de cooperação ao nível autárquico, visando, sobretudo, "dar um contributo para a agenda da Cimeira Ibérica e para questões ligadas aos fundos comunitários" destinados à região transfronteiriça. A partir de hoje, conta com 27 entidades públicas (autarquias) e privadas (empresários), traduzindo-se num caso exemplar de cooperação pública e privada, único na Europa.

Para além, destes dois pilares, corporizados pelas administrações locais e pelas associações empresariais, a RIET pretende incluir brevemente um terceiro pilar que serão as Universidades, havendo já contactos com as Universidades de Vigo e de Aveiro.

A assinatura deste Protocolo de Adesão contou também com a presença do Embaixador de Portugal em Madrid, do Embaixador de Espanha em Portugal e do Director das Relações Internacionais do Governo da Galiza, entre outras entidades institucionais.

 

Viana do Castelo, 27 de Novembro de 2012.

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente