Página Inicial > Notícias > Ribeira de...de setembro

Ribeira de Viana recebe exposição de fotografias de Beatriz Ramires de 28 de julho a 30 de setembro

27 Julho 2020

A fotógrafa Beatriz Ramires foi uma das artistas residentes selecionadas pelo fundo de apoio Medidas de Âmbito Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo para registar a vida da comunidade durante o período da pandemia. Alguns destes registos fazem parte de uma exposição urbana, em formato lambe-lambe, exposta nos muros da Doca Eng. Duarte Pacheco e da Cooperativa de produtores de peixe - Vianapesca, na ribeira vianense, de 28 de julho a 30 de setembro.


A seleção reúne fotografias captadas na freguesia de Monserrate, onde a fotógrafa reside. A artista Carolina Gaessler, que acompanhou o projeto desde a sua criação, participou criando intervenções ilustradas sobre cada imagem com o intuito de acrescentar os sonhos e o imaginário deste período tão intenso vivido por todo o mundo.


Beatriz Ramires afirma ser objetivo desta exposição homenagear e valorizar histórias de pessoas que, durante o isolamento social, buscaram soluções ou caminhos alternativos para continuar a trabalhar, se aprimorar e sonhar.


O fundo de apoio Medidas de Âmbito Cultural, lançado pela autarquia, recebeu um total de 19 candidaturas, tendo sido selecionados 7 projetos. Recorde-se que, num contexto de imprevisibilidade em resultado da pandemia de COVID-19, de confinamento social, de acesso à programação cultural muito limitado às redes sociais, e ciente de que os artistas, apesar de uma presença constante nas mesmas, não retiram benefício financeiro desta partilha, a Câmara Municipal propôs um fundo de apoio à concretização de projetos culturais no valor global de 20.000 euros a ser distribuído pelos vários projetos selecionados.