Página Inicial > Notícias > Revista londrina...Arquitectura"

Revista londrina considera Viana do Castelo "Meca da Arquitectura"

02 Março 2009

"Uma cidade marítima portuguesa está a ser transformada numa Meca da Arquitectura com uma colecção de edifícios ao gosto de Fernando Távora, e agora a chegada de um Hotel inovador em pilha", refere a Wallpaper, salientando que os edifícios são "fonte de orgulho municipal", com destaque para a nova Biblioteca Municipal, desenhada em betão branco por Álvaro Siza. "A Biblioteca domina uma praça planeada por Fernando Távora - mentor de Siza Vieira e fundador da Escola do Porto", fazendo ainda referência aos "dois edifícios ambiciosos" situados na Praça da Liberdade.

Mais adiante, e profusamente ilustrado com imagens de Dan Holdsworth, a revista fala da praça de arquitectura "cinco estrelas", que ficará completo com o acréscimo de um pavilhão multiusos, desenhado por outro membro da Escola, Eduardo Souto Moura. "Este terá como característica uma caixa de alumínio em cima de uma estrutura leve o que enfatiza a natureza etérea da visão de Távora sobre esta parte da cidade".

Outra referência é o novo Hotel Axis, inspirado nos "elementos de desafio à gravidade do plano-mestre de Távora" e que é milimetricamente descrito neste trabalho da Wallpaper.

Viana do Castelo, para além das obras destacadas na revista, possui ainda diversos edifícios de grandes arquitectos, de onde se destaca a Pousada da Juventude de Carrilho da Graça (recentemente galardoado com o Prémio Pessoa), a Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bernardo Távora e o auditório Lima de Carvalho de Fernando Távora, ou o edifício de entrada da Citânia de Santa Luzia e o conjunto habitacional da Rua João Alves Cerqueira da arquitecta premiada Paula Santos.


Da "Meca da Arquitectura", constam ainda o conjunto habitacional do antigo mercado de Alves Costa e Sérgio Fernandez, a Praça da República de Viana de Lima, o Hospital de Viana de Chorão Ramalho, a Casa Grande da Rua Mateus Barbosa de Nazoni e o templo de Santa Luzia de Ventura Terra.


Visualizar o artigo

Viana do Castelo, 02 de Março de 2009

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo