Página Inicial > Notícias > Revista espanhola...“escapadinha” de Reis

Revista espanhola “Hola” apresenta Viana do Castelo como sugestão para “escapadinha” de Reis

28 Dezembro 2018

A revista espanhola “Hola” apontou Viana do Castelo como sugestão para uma “escapadinha” para assinalar o Dia de Reis. Num artigo publicado na edição deste mês da Hola, a revista faz um roteiro das dez cidades portuguesas ideias para uma pequena fuga e Viana do Castelo é apresentada como “uma cidade elegante e tranquila”.


O artigo, ilustrado com uma imagem da vista a partir do templo de Santa Luzia, inicia referindo que “há poucas coisas tão idílicas como a paisagem de Viana do Castelo vista do monte de Santa Luzia”, referindo que “é tão magnífica que só para a admirar já se justifica a viagem à cidade senhorial que repousa na sua ensolarada saia”.


Para a revista espanhola, “a vista panorâmica fala por si”, já que é possível contemplar “o estuário do rio Lima, o porto, a velha ponte metálica Eiffel, as praias extensas de areia fina, as colinas verdes povoadas de aldeias brancas, a cidade velha e a cidade nova”. O artigo refere ainda que “uma vez contemplada a paisagem, impõe-se um passeio, sem rumo, pelas ruas desta cidade elegante e tranquila, com um património histórico e religioso dos mais completos”.


Também este mês, Viana do Castelo integrou a lista das “10 mais bonitas cidades costeiras de Portugal”, elaborada pelo jornal “The Telegraph”. Na sua edição digital, o jornal de referência britânico afirma que, sendo “rica em mansões opulentas em estilo manuelino, renascentista e barroco, Viana do Castelo encontra-se num belo cenário no estuário de Lima”.


O “The Telegraph” acrescenta que Viana do Castelo “foi proeminente no século XVI, fornecendo navios e marítimos para as grandes descobertas marítimas de Portugal” e destaca “as ruas sinuosas do centro da cidade” que “levam à atraente praça principal, a Praça da República, dominada pelos Paços do Concelho, em arco gótico”. O jornal destaca ainda as “excelentes praias que ficam ao norte e ao sul da cidade”.


Recorde-se que, antes, em abril deste ano, Viana do Castelo foi eleita, pelo jornal “The Guardian”, como a terceira melhor cidade de praia do sul da Europa.