Página Inicial > Notícias > “Retrospectrum”...do Concelho

“Retrospectrum” de Pintomeira patente nos Antigos Paços do Concelho

06 Julho 2021

Está patente nos Antigos Paços do Concelho, rés-do-chão e piso 1, a exposição “Retrospectrum”, pelo artista plástico Pintomeira. A mostra apresenta as últimas obras do artista, Cutouts I e Cutouts II, e está disponível para visita gratuita até 31 de julho.


Pintomeira nasceu em Deocriste, no concelho vianense. Entrou, em 1957, no Seminário de Braga, onde permaneceu até 1962. Em 1965 terminou os seus estudos liceais e decidiu abandonar a formação em Arquitetura, tendo optado pela Pintura. Em 1966 fez a sua primeira exposição na então existente Galeria Divulgação, em Viana do Castelo.


Entre 1967 e 1971 encontra-se em Lisboa e frequenta um atelier coletivo na Mouraria, onde faz algumas exposições e convive com Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e Raul Peres, pintores do movimento surrealista português. Viveu em África, em Paris e em Amesterdão.


Desde 1966 e até à atualidade Pintomeira tem no seu currículo mais de uma centena de exposições individuais, em Portugal e no estrangeiro. Entre 1971 e 2018 participou em várias exposições coletivas, bienais e feiras de arte, em Portugal e em vários estados europeus. Está representado em várias coleções institucionais, coleções públicas e privadas em diversos países da Europa, nos Estados Unidos da América, Israel, Canadá e Brasil.