O Gabinete Cidade Saudável da Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover uma oficina sobre guarnições dirigida aos restaurantes Garfo Verde de Viana do Castelo. A inciativa decorre na próxima quinta-feira (26 de Abril) pelas 15.30 na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e a esta vai posteriomente juntar-se mais tres oficinas a decorrer em 2012.
A iniciativa destina-se aos dez restaurantes Garfo Verde, um projecto implementado para criar hábitos de alimentação saudáveis e onde os estabelecimentos disponibilizam uma refeição Garfo Verde já que, nas suas ementas, se destacam pratos o menus nutricionalmente equilibrados, privilegiando alimentos e técnicas de preparação e confecção promotoras de saúde.
Estes restaurantes estão identificados com o dístico Garfo Verde, assim como os respectivos pratos ou menus aprovados pelo projecto, sendo que estes são avaliados sistematicamente por profissionais da área da nutrição e são sujeitos a análises para aferir o teor de sal, gorduras, etc., que permitem introduzir medidas correctivas na confecção dos mesmos.
Este projecto pretende, por um lado, promover hábitos de alimentação saudável, através da diminuição do consumo de sal e gorduras saturadas e/ou hidrogenadas e do aumento de consumo de fibras e, por outro lado, pretende tornar acessíveis menus nutricionalmente equilibrados, como resposta ao consumidor interessado na promoção da saúde.
O Garfo Verde surge da necessidade de destacar a importância da alimentação como factor determinante na saúde, seguindo os princípios orientadores para a promoção da saúde da comunidade, propostos pelo movimento das Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde, de cuja Rede Europeia Viana do Castelo faz parte desde 1997.
Este projecto resulta da parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo com o Departamento de Medicina Interna e Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo e a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, 20 de Abril de 2012
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo