Página Inicial > Notícias > Responsáveis...do Castelo

Responsáveis brasileiros visitam Viana do Castelo

15 Outubro 2014


Uma delegação de responsáveis brasileiros reuniu ontem com o autarca de Viana do Castelo e com membros do Eixo Atlântico na Biblioteca Municipal para analisar o trabalho desenvolvido pela euro-região nos últimos 22 anos, assim como os seus projetos e ações em curso.

A iniciativa juntou os responsáveis pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Brasil, o diretor do Departamento de Gestão de Programas de Desenvolvimento Regional, pelo assessor da Secretaria Nacional de Segurança Pública e pelo prefeito de Bagé, no estado do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos para os Assuntos das Fronteiras aos responsáveis do Eixo Atlântico.

Em Viana do Castelo, ficaram a conhecer todo o processo de cooperação transfronteiriça, sendo que a vinda desta delegação surge na sequência de um contacto com a Comissão Europeia, numa altura em que o Brasil pretende desenvolver políticas transfronteiriças. A Comissão Europeia sugeriu o exemplo do Eixo Atlântico para uma visita e demonstração de boas práticas transfronteiriças, o que acontece durante esta semana.

Para além da reunião em Viana do Castelo, a delegação visitou ainda o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia de Braga e a Euro-Cidade Chaves-Verín para conhecer experiências concretas da cooperação transfronteiriça.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo