Página Inicial > Notícias > Requalificação...mil euros

Requalificação e ampliação do polo da Meadela da União de Freguesias representou investimento superior a 270 mil euros

19 Junho 2020

No âmbito das comemorações dos 762 anos da atribuição do Foral Afonsino a Viana do Castelo, foi ontem inaugurada a requalificação e ampliação do polo da Meadela da União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela e da sede do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, obra conjunta que representou um investimento superior a 270 mil euros.


O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, destacou a importância das Juntas e Uniões de Freguesia para o desenvolvimento do concelho, realçando o trabalho desenvolvido em contexto de pandemia, assegurando também a importância dos grupos folclóricos para “a construção e promoção da nossa cultura e da paz”.


O Presidente de Junta na União das Freguesias de Viana do Castelo e Meadela, José Ramos, considerou esta inauguração “um sonho que se concretizou” e que permitiu dotar de melhores condições um “espaço maravilhoso cheio de história e lembranças de todos os meadelenses”. O projeto de arquitetura visou colmatar as lacunas existentes no edifício, principalmente em relação à criação de melhores condições de acesso para cidadãos com mobilidade condicionada.


No mesmo espaço, foi também inaugurada a sede do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela. Para Bruno Martins, dirigente da instituição, este foi o concretizar de “um sonho antigo” de “ter uma sede com condições condignas, adaptada às necessidades, onde juntos pudéssemos preservar a história destes 86 anos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e traçar novos rumos dessa mesma história”.


Assim, no espaço, foram criadas condições “há muito necessárias”, como um espaço museológico, sala de arquivo, sala de direção, sala de trajes, um salão de ensaios com medidas apropriadas e um espaço de convívio que garantirá muitas horas de alegria e diversão entre os elementos do grupo.