Página Inicial > Notícias > Reconstrução...já começou

Reconstrução da Ponte do Sebastião sobre o Rio Neiva já começou

13 Novembro 2020

Já iniciou a empreitada de reconstrução da Ponte do Sebastião sobre o rio Neiva, no âmbito de um protocolo estabelecido entre os Municípios de Viana do Castelo e Esposende.


A Ponte do Sebastião localiza-se entre as freguesias de Castelo do Neiva e de Antas e foi construída em 1930 por ordem de um particular, à data o proprietário da azenha e do pesqueiro existente no local. É parte integrante do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, sendo atravessada diariamente por centenas de peregrinos.


No passado mês de janeiro, as severas condições climatéricas que se fizeram sentir provocaram danos graves, destruindo parte da sua estrutura, impedindo a utilização desta travessia e obrigando os peregrinos a continuar o seu caminho por um troço da Estrada Nacional 13, aumentando, desta forma, o risco de sinistralidade no local, pelo que se entendeu como prioritária a requalificação da ponte.


No âmbito deste protocolo, os dois municípios vão suportar o valor da execução da empreitada em partes iguais. A reconstrução da Ponte do Sebastião envolve igualmente as Juntas de Freguesia de Castelo do Neiva e Antas.