Página Inicial > Notícias > Reconhecimento...cultural”

Reconhecimento de Interesse Municipal atribuído ao Viana Taurino Clube pela “relevante atividade nos domínios recreativo, desportivo e cultural”

23 Agosto 2022

O executivo municipal atribuiu hoje, por unanimidade, o Reconhecimento de Interesse Público Municipal ao Viana Taurino Clube, pela “relevante atividade nos domínios recreativo, desportivo e cultural” que a instituição fundada a 10 de agosto de 1910 tem promovido ao longo dos anos.


De acordo com proposta apresentada pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego, a centenária instituição, com sede na Praça da República de Viana do Castelo, tem tido um papel preponderante na vida cultural, desportiva, política e associativa da cidade.


“Muitos vianenses ilustres integraram os corpos sociais deste clube. A sua atividade foi muito variada, desde as garraiadas anuais, o bilhar com vários campeões nacionais e do mundo, o xadrez, os jogos de salão. Mas foi também espaço de discussão e debate político no anterior regimento, custando-lhe o encerramento da sede em 1946, pela polícia política PIDE, sendo reaberta oito meses depois”, indica a proposta.


“Muitos jovens tiveram oportunidade, e continuam a ter, de desenvolver aptidões desportivas e espaços de tertúlia neste clube, distinguido como Instituição de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em 2010”, lê-se no documento.


Por isso, tendo em consideração que a instituição está “ainda a recuperar dos tempos difíceis que as coletividades viveram devido à pandemia de covid-19, e no sentido de dar continuidade à sua missão e atividade, que une os vianenses em pleno coração da cidade, vem o Viana Taurino Clube, segundo clube mais antigo da cidade em atividade, propor que seja reconhecido por este Município como instituição de Interesse Municipal”.


O executivo municipal aprovou a aceitação desta proposta do Viana Taurino Clube, que será agora remetida à Assembleia Municipal para que seja declarado o Reconhecimento de Interesse Público Municipal à instituição.