Página Inicial > Notícias > Receção...do Castelo

Receção a grupo de reitores polacos na Câmara Municipal de Viana do Castelo

13 Outubro 2014


O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, recebeu no Salão Nobre um grupo de reitores polacos, professores e alunos, assim como o embaixador da Polónia em Portugal e um representante dos institutos politécnicos portugueses. Na sessão, o autarca enalteceu o papel dos institutos politécnicos no desenvolvimento regional.

A comitiva, que esteve em Viana do Castelo no âmbito do II Fórum Internacional CCISP/KRPUT, que contou com as presenças dos representantes máximos das Universidades Tecnológicas Polacas, membros do KRPUT - Konferencja Rektorów Polskich Uczelni Technicznych, e dos Institutos Superiores Politécnicos e Escolas Superiores não Integradas Portuguesas, membros do CCISP - Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnico, foi recebida pelo autarca que, no seu discurso, enalteceu o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento regional, sendo o trabalho do IPVC um excelente exemplo desta atividade no Alto Minho.

José Maria Costa referiu ainda que, no próximo QREN, será dada grande importância no âmbito do conhecimento e inovação, pelo que o papel das escolas de ensino superior nos territórios, para além de aumentarem a competitividade destes e a formação dos recursos humanos, são também instrumento muito importante para apoiar a inovação tecnológica e a capacidade e competitividade das empresas.

O autarca agradeceu ainda ao embaixador da Polónia em Portugal, disponibilizando-se para acolher uma nova visita deste diplomata para apresentar as oportunidades de investimento e de internacionalização das empresas da região.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo