Página Inicial > Notícias > Reabilitada...do RECRIA

Reabilitada habitação no âmbito do RECRIA

30 Abril 2010

recriaaEstão concluídas as obras de recuperação de mais um edifício situado em pleno centro histórico de Viana do Castelo. A intervenção, candidatada ao programa RECRIA do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo em cerca de 56 mil euros e diz respeito a uma habitação situada na Rua do Tourinho.

Com a conclusão das obras desta habitação fica dado mais um passo nos objectivos da Câmara Municipal, que pretende requalificar e dinamizar o centro histórico da cidade. Esta intervenção permitirá a valorização da habitação mas, simultaneamente, demonstra a vontade dos proprietários em recuperar o seu património, que contam para tal com o apoio de uma equipa técnica da autarquia.

A recuperação da habitação da Rua do Tourinho, que será em breve acompanhada por mais duas reabilitações no centro histórico, integra as 320 casas referenciadas para recuperação e que, graças ao forte empenho de privados e da própria Autarquia, tem vindo a diminuir, calculando-se que apenas permanecem cerca de um terço de habitações no centro histórico por recuperar.

O RECRIA - Regime Especial de Comparticipação na Recuperação de Imóveis Arrendados é um programa que se destina a senhorios que procedam à execução de obras de conservação ou beneficiação nos fogos ou nas partes comuns dos prédios arrendados. Podem candidatar-se também ao RECRIA os inquilinos e as Câmaras Municipais que se substituam aos senhorios na realização daquelas obras. O valor máximo da comparticipação pública, a fundo perdido, é de 65 por cento do custo das obras, sendo sessenta da comparticipação suportada pela administração central (IHRU) e quarenta por cento pela autarquia.

Recorde-se que a Câmara Municipal tem vindo a ver reconhecido o trabalho desenvolvido na qualificação do espaço público e reabilitação do Centro Histórico com vários prémios, nomeadamente pelas recuperações de habitações do RECRIA com as reabilitações de edifícios na Rua de Santo António e Rua de S. Pedro/Viela do Sequeiro.  Já em 2008, Viana do Castelo recebeu a primeira classificação do IHRU pela recuperação da Casa dos Nichos, situada em pleno centro histórico e sendo uma das casas mais antigas de Viana do Castelo, e em 2009, foi premiada a Rua Roque de Barros na categoria de reabilitações ou qualificações em espaço público, a Igreja das Almas na categoria de reabilitação isolada de imóveis.

 

Viana do Castelo, 30 de Abril de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo