Página Inicial > Notícias > Rali de Viana...Pedro Fins

Rali de Viana homenageia piloto Pedro Fins

25 Outubro 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu prestar homenagem ao piloto Pedro Fins, falecido num acidente em Junho passado aos 36 anos. Natural de Braga e residente em Viana do Castelo, foi um dos grandes nomes do desporto automóvel, pelo que o Rali de Viana do Castelo vai criar um troféu com o seu nome, a ser disputado na última super-especial (sábado, dia 26).

Esta iniciativa do segundo Rali, que decorre hoje e amanhã e é pontuável para o Campeonato Regional de Ralis do Norte, pretende assinalar o percurso notável do jovem que levou o nome de Viana do Castelo ao mundo do desporto automóvel. Como homenagem, será criado um troféu com o seu nome, a ser atribuído ao vencedor da última super-especial do Rali de Viana do Castelo de sábado.

Pedro Fins, natural de Braga, residia em Viana do Castelo, onde iniciou o seu percurso no automobilismo de competição. Rapidamente singrou na sua primeira época de karting, em 1999, participando em diferentes provas organizadas no Kartódromo de Viana do Castelo, vencendo a sua categoria e a Taça de Portugal, e obtendo ainda alguns bons resultados nas provas do Campeonato da Europa e do Mundo.
Mais tarde, direcionou a sua carreira para os automóveis, correndo em 2001 no Troféu Honda BPI Cup Promoção, onde participou em todas as provas, para além de integrar a equipa do Hotel Cidnay, no Troféu Hyundai, onde se revelou um dos elementos mais ativos e rápidos, levando a equipa a vencer seis das oito provas em que participou.
Pedro Fins estreou-se, em 2004, nos ralis, no Troféu Citroën C2. Os excelentes resultados conseguidos neste ano levaram à continuidade do projeto para 2010, onde se sagrou Campeão Nacional de Clássicos na Categoria 1 e vencedor da Taça de Portugal, também na categoria 1. Obteve o vice-campeonato na Ford Transit Trophy, uma competição única a nível mundial e, em 2012 regressou aos ralis, dos quais nunca escondeu a preferência.
Pelo seu curriculum e pela forte ligação aos ralis e a Viana do Castelo, o segundo Rali de Viana do Castelo presta-lhe homenagem.

O segundo Rali de Viana do Castelo
A 2ª edição do Rali de Viana vai contar com a participação de 46 carros, mais dez que na primeira edição, com pilotos portugueses, espanhóis e quatro vianenses: José Barbosa, João Traila, Luís Cambão e Paulo Boaventura.
Um dos atrativos é o bicampeão nacional de Ralis, Ricardo Moura, que assim pretende preparar a conquista do tri-campeonato nacional e a presença do carro zero, o novo Ford Fiesta R5, que fará a sua estreia em Portugal aos comandos de João Barros.
O traçado mantém-se com duas super-especiais junto ao navio-hospital Gil Eannes, com entrada gratuita e classificativas: S. Salvador da Torre / Amonde e Montaria / Gondar.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo