Página Inicial > Notícias > Qualidade...pelo ERSAR

Qualidade da Água para consumo humano distinguida pelo ERSAR

25 Outubro 2017


A ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos anunciou a atribuição do Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano aos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo. A atribuição será efetuada na Cerimónia Solene de Entrega dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos (vertente águas), no dia 8 de novembro, durante a 12.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.

Os Selos de qualidade do serviço ERSAR 2017 (vertente águas) inserem-se na iniciativa da Entidade Reguladora Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017, organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente. A iniciativa, integrada nos objetivos estatutários da ERSAR, visa identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR. A seleção das entidades distinguidas é feita nos termos constantes do regulamento "Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos. Dados de 2016" publicado no site da ERSAR.

A distinção com o Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano vem de encontro ao esforço dos SMSBVC em prestar o melhor serviço possível, sendo os Serviços Municipalizados, que são uma entidade com certificação de qualidade desde 2007, tem vindo a somar prémios e distinções do género e tem vindo a ser distinguido por diversas entidades, comprovando a política desta entidade, que tem como objetivo primordial ajudar a contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais e urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos.

Recorde-se que os SMSBVC foram criados em 1928 com o objetivo de municipalizar o serviço de abastecimento de água à população e têm a seu cargo aproximadamente 88 mil habitantes com um consumo de água de quatro milhões de metros cúbicos/ano, distribuídos por mais de 40 mil clientes.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo