Página Inicial > Notícias > "Projecto...do Castelo

"Projecto Passport" - parceiros internacionais em Viana do Castelo

20 Novembro 2009

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, acompanhado das vereadoras da Cultura e Acção Social, recebeu hoje os parceiros internacionais do Projecto “Passport”, que estão em Viana do Castelo para o primeiro encontro. O Projecto, que tem como parceiros agentes ligados à educação e reabilitação, integra o Reino Unido, a Estónia, a Letónia, a Polónia, a Roménia, a Turquia e Portugal, através da AAPACDM de Viana do Castelo.

No seu discurso de boas vindas aos cerca de 30 parceiros do projecto, José Maria Costa destacou o trabalho desenvolvido pela estrutura sedeada na Areosa, a quem não poupou elogios. “Os nossos projectos sociais com a APPACDM começaram há 16 anos em diferentes áreas e esperamos que este novo projecto lance bases para outros programas”, afirmou o Presidente, para quem o encontro internacional que está a decorrer em Viana do Castelo poderá dar lugar “a boas decisões para o futuro dos nossos jovens e para a sua inclusão”.

O Projecto Passport integra a secção Comenius (Parcerias multilateriais entre escolas) do programa “Aprendizagem ao Longo da Vida”, que tem como principal objectivo contribuir para o desenvolvimento da União Europeia enquanto sociedade baseada no conhecimento, caracterizada por um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos assim como com uma maior coesão social, actuando em paralelo para uma adequada protecção do ambiente, considerando as gerações futuras. O Programa destina-se a promover essencialmente os intercâmbios e a cooperação, assim como a mobilidade entre sistemas de ensino e formação, a nível europeu, no sentido de estes se estabelecerem enquanto referência mundial de qualidade.

O “Passport” tem assim como objectivos o intercâmbio cultural, a partilha de sistemas de ensino e de boas práticas educativas e também a descoberta de valores nos jovens utentes de escolas e centros de formação como o da APPACDM de Viana do Castelo. Um dos valores multiculturais que integram este projecto é a gastronomia dos países e regiões envolvidas, pelo que do programa de visita dos parceiros internacionais constam almoços e jantares preparados pelos utentes e formandos do centro de formação da Areosa.

 Recorde-se que a APPACDM tem vindo, nos últimos 37 anos, a desenvolver projectos de inclusão social das crianças e jovens com deficiência, integrando muitos deles no mercado de trabalho. Num dos seus últimos projectos, foi cotada entre os dez melhores da Europa, razão pela qual foi escolhida a cidade de Viana do Castelo para acolher o primeiro encontro do Projecto Passport.

 Viana do Castelo, 17 de Novembro de 2009

 Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo