Página Inicial > Notícias > "Lean Management"...do Castelo

"Lean Management" em Viana do Castelo

24 Fevereiro 2010

A Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo vão promover, no próximo dia 02 de Março pelas 14h30 na Sala couto Viana da Biblioteca Municipal, um Seminário sobre “Lean Management – Práticas de Criação de Valor para as empresas”. O evento, com o apoio da Comunidade Lean Thinking, é destinado a empresários do concelho e conta com a presença de João Paulo Pinto, presidente daquela comunidade, professor e consultor da área.

A iniciativa tem como objectivos a apresentação da filosofia e gestão às empresas do concelho, a exposição das vantagens competitivas da implementação do Lean Thinking nas empresas e das práticas de criação de valor para as empresas. Do programa constam temas como a introdução ao Lean Management, os princípios e conceitos deste método, a noção do valor e desperdícios e as soluções Lean (métodos e ferramentas).

Refira-se que a Comunidade Lean Thinking assenta a sua acção em princípios e valores que procuram, através de projectos, criar soluções e novas abordagens ao pensamento de transferência de conhecimentos. Por isso, pretende proporcionar às empresas e colaboradores as ferramentas e conteúdos para redução de desperdícios, oportunidades para repensar os negócios e obter atitudes proactivas.

O Lean Management, enquanto filosofia de gestão, coloca o seu focus na melhoria da produtividade, na redução ou eliminação de custos e tempos, promovendo as actividades que realmente acrescentam valor para o cliente. A concepção do programa privilegia a apresentação da aplicação de metodologias e ferramentas Lean, em projectos realizados ou em curso, o debate com os seus autores e a possibilidade de networking e troca de ideias.

 

Viana do Castelo, 24 de Fevereiro de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo