Página Inicial > Notícias > "Infiltrasom"...Gil Eannes

"Infiltrasom" no Navio Hospital Gil Eannes

22 Junho 2009
 

O espectáculo começa rigorosamente às 22horas por causa das marés.

"Infiltrasom" é uma intervenção sonora sobre o Gil Eannes com o recurso a uma instalação ambivalente de ambientes sonoros e visuais, quer no casco do navio, quer a partir de máquinas e objectos pertencentes à sua biografia. "O universo sonoro é povoado e complementado plasticamente por vídeo, música, ópera, teatro, bailado, numa multidisciplinaridade de actos criativos e de criadores, envolvendo instituições e  pessoas locais e nacionais", relata o autor na sinopse da obra.


O espectáculo, com recurso ao multimédia, conta com a participação de António Jorge Gonçalves, Erwin Stache Atanor, Catarina Molder, Jaime Caridade, Kazike, Carlos Henrich, Castro Guedes, Ana Perfeito, António Neiva, Joaquim Subtil. Mazzanine Colectivo, mas também a Banda de Escuteiros de Barroselas, Cantadeiras do Vale do Neiva e Fundação Maestro José Pedro.


João Ricardo de Barros Oliveira natural de Viana do Castelo, trabalha entre Portugal e Alemanha, Berlim, onde centraliza o desenvolvimento da sua actividade de músico-escultor sonoro. Dedica-se predominantemente à criação de novos sons instrumentais. A dimensão da sua obra chega desde esculturas até à concepção de novos instrumentos musicais e objectos sonoros, construídos a partir de objectos recuperados do lixo.


Colaborou com diversos artistas portugueses e estrangeiros, participou em numerosos festivais internacionais de música, dirigiu workshops" para crianças e seniores sobre construção de instrumentos a partir do lixo, apresentou a sua música na rádio e televisão na Noruega, Portugal, Espanha, Alemanha e nos E.U. compôs música para filmes de Anna Hoegh Krohn, no qual também actuou como protagonista.



            Viana do Castelo, 22 de Junho de 2009




Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo