A iniciativa conta com a participação dos grupos de Afife, Carreço, Areosa, Viana, Meadela, Santa Marta, Perre, Cardielos, Lanheses, Geraz do Lima, Vila Franca, Anha, Chafé, Castelo de Neiva, Alvarães, Barroselas e ainda pelas Cantadeiras do Neiva que, após ensaios conjuntos, vão apresentar um inédito espectáculo com actividades artísticas e representação da tradição do quotidiano vianense de há algumas décadas como pregões, danças, cantigas ao desafio, etc..
Paralelamente, e com locução em voz off, será declamada poesia de Pedro Homem de Mello "A minha terra é Viana" acompanhada por sons de uma gaita de foles, e serão entoados cantos tradicionais pelos coros. Um apontamento cénico das mulheres da Ribeira com pregões, a declamação do poema "Aquela fora a rede abençoada!" de Álvaro Feijó, danças como a Chula Picada, um apontamento teatralizado da ida para a apanha ao sargaço na Praia Norte com a leitura do poema "Mar de Sargaço" de Fernando Pessoa são alguns dos elementos da iniciativa da AGFAM e da Vianafestas.
O evento termina com elaboradas dança comuns com seis pares de cada um dos grupos participantes do Vira Marcado e da Chula da Roda, e ainda dança de livre interpretação de quatro pares de vários grupos com a Rosinha e Senhor da Serra. A culminar, decorre mais uma teatralização do jogo do pau e o tradicional Vira Geral.
Viana do Castelo, 30 de Abril de 2009
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo