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Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB

16 Abril 2018

A equipa portuguesa do projeto "Global Schools: Aprender a (con)viver" da qual faz parte da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) lançou o manual "Global Schools. Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB".

Trata-se de uma ferramenta didática, desenvolvida por docentes da ESE-IPVC e por especialistas de organizações não-governamentais (FGS e Graal), com experiência de trabalho com escolas, e que segundo os membros da equipa “pretende ser um suporte para professores e professoras que desejam incorporar questões de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global nas suas aulas, através de um processo de verdadeira integração curricular”.

Tendo por base o Referencial de Edu­cação para o Desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário, aprovado em agosto de 2016 e editado pelo Ministério da Educação, este recurso inclui “atividades relacionadas com os seguintes temas: Diversidade cultural e visões do mundo; Visões de futuro, alternativas e transformação social; Globalização e crescente complexidade das sociedades humanas; Desigualdades, pobreza e exclusão social; Direitos, deveres e responsabilidades; Comunidade planetária; Construção de uma sociedade mundial justa e sustentável”.

Dividido em 7 capítulos, o manual apresenta 9 Propostas Didáticas adequadas para crianças entre os 6 e os 12 anos, que contemplam as seguintes áreas disciplinares do 1.º CEB: Português, Matemática e Estudo do Meio; e do 2.º CEB: Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais.

Pode descarregar gratuitamente o manual em:


http://portal.ipvc.pt/images/ipvc/ipvc/pdf/manual_final_pages.pdf