Página Inicial > Notícias > Projeto Náutica...Desporto”

Projeto Náutica nas Escolas recebe Menção Honrosa dos Prémios de Boas Práticas da “Maia Cidade Europeia do Desporto”

20 Maio 2015

O Vereador do Desporto e Vice-Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Vítor Lemos, recebeu ontem das mãos do júri do Concurso “Prémios de Boas Práticas: Generalização da Prática Desportiva – I Edição”, uma menção honrosa no âmbito das Boas Práticas “Desporto Para Todos” pelo projeto Náutica nas Escolas.

Os Prémios de Boas Práticas foram entregues no Congresso “We Feel Sport – Prémio de Boas Práticas: Generalização da Prática Desportiva” na Maia, que teve como principais temáticas a ética, a educação física e o desporto, a atividade física e saúde e a formação desportiva.


A iniciativa integra “Maia – Cidade Europeia do Desporto 2014” e distingue, assim, mais uma vez um projeto que, ainda este mês, foi também galardoado com o Prémio Athletice Mare 2015, uma das categorias dos Prémios Excellens Mare da PwC. Em causa está o projeto inovador Náutica nas Escolas, que traz para os estabelecimentos de ensino atividades náuticas na disciplina de educação física e a criação de clubes náuticos escolares.


Este inovador projeto agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, sendo que são implementadas aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física e são desenvolvidas nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.


No atual ano letivo, regista-se um aumento exponencial de alunos a frequentar. No ano letivo 2013/2014 foram vinte turmas com 395 alunos e, no atual ano letivo, são 54 turmas para 1063 alunos.