Página Inicial > Notícias > Projeto...Manuela Machado

Projeto Maratona Saudável para os “Mini-Maratonistas” com Manuela Machado

30 Maio 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover o projeto Maratona Saudável para os Mini-Maratonistas junto dos cerca de 3150 alunos das escolas do ensino básico do concelho. Trata-se de uma iniciativa que conta com a participação de Manuela Machado, cujo contributo e feitos alcançados na modalidade servem de motivação para os mais novos.

O projeto, que avançou este ano letivo como projeto-piloto envolvendo mais de oitocentas crianças, será levado a cabo no próximo ano letivo e tem como princípio a construção, através das imagens que o aluno interioriza dos feitos da Manuela Machado, da motivação e interação dos alunos com a Manuela Machado e os seus resultados alcançados como atleta.

Assim, pretende-se mostrar às crianças do Ensino Básico a importância do atletismo com o recurso de diversas atividades, conhecidas e sugeridas pelos alunos e que envolvam a corrida. Todos participam e, no final, decorre um momento de conversa e reflexão sobre a aula com Manuela Machado, onde se faz compreender que foi praticado atletismo, uma vez que correr era um dos movimentos básicos.
Com esta primeira fase do processo ensino-aprendizagem da modalidade, utilizando as formas básicas de correr, saltar, lançar e arremessar e que estão presentes em quase todas as modalidades desportivas, inicia-se a construção conjunta das aulas.

O conjunto de atividades/projetos a desenvolver com as escolas, serão realizados, num primeiro momento em contexto escolar e, posteriormente, na própria pista Municipal de Atletismo Manuela Machado, onde os alunos terão a oportunidade de correr, saltar, lançar e arremessar num espaço cuja prática serve os atletas de Alta Competição, dando como exemplo Manuela Machado.

Com a iniciativa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende fomentar a importância da prática de desporto na saúde e na qualidade de vida da população e ciente que os estilos de vida saudáveis devem ser promovidos desde a infância. Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças para a prática regular de desporto através do exemplo de sucesso da atleta vianense, uma das melhores atletas da maratona portuguesa, Manuela Machado.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo