Página Inicial > Notícias > Projeto educativo...de Cerveira

Projeto educativo ESCOLA DA NATUREZA arranca no próximo ano letivo em Viana do Castelo, Esposende e Vila Nova de Cerveira

22 Junho 2016

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo comemorou ontem o seu 9º aniversário com a apresentação à comunidade escolar e comunidade em geral do projeto educativo ESCOLA DA NATUREZA, que estará decorrerá no próximo ano letivo.

Este é um projeto financiado no âmbito do “Portugal 2020”, integrado no Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e integra o concurso “Informação e Sensibilização dos valores naturais classificados”, que pressupõe o desenvolvimento de conteúdos e ações de sensibilização para a conservação da natureza junto da comunidade jovem escolar.

Trata-se de um projeto que decorre em parceria com os municípios de Esposende e Vila Nova de Cerveira e que permitirá o intercâmbio de alunos dos três municípios parceiros. Serão desenvolvidas ferramentas pedagógicas e de interpretação dos ecossistemas naturais promovendo na comunidade jovem escolar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.

A decorrer ao longo do ano letivo 2016/2017, o projeto ESCOLA DA NATUREZA visa proporcionar à comunidade escolar um conjunto de recursos e materiais didáticos sobre biodiversidade e proteção de valores naturais e um conjunto de ferramentas de monitorização (bioindicadores) comuns a diversos públicos e passíveis de serem aplicados em locais geograficamente distintos. Permitirá assim um trabalho “em rede” entre diferentes agentes envolvidos neste projeto, dinâmico, e com resultados passíveis de serem utilizados em sede deste projeto e noutras iniciativas futuras.

Terá ainda a mais-valia de possibilitar que todos os recursos desenvolvidos neste enquadramento fiquem disponíveis para anos letivos seguintes.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo