Página Inicial > Notícias > Projeto de...Alvarães

Projeto de Intervenção Comunitária promove atividades para crianças de Alvarães

10 Abril 2014

O Presidente da Câmara e a vereadora da ação social estiveram hoje no Centro Escolar de Alvarães, onde está a ser dinamizado um ATL para 52 crianças do primeiro ciclo do ensino básico durante as férias da páscoa. Esta iniciativa integra o projeto de intervenção comunitária que agrega a autarquia e a Junta de Freguesia de Alvarães.

A visita do autarca serviu sobretudo para dar a conhecer o projeto, que integra diversas ações para diferentes públicos-alvo, nomeadamente as crianças em idade escolar, mas também com a criação de diversas valências como uma loja social ou um espaço de convívio de idosos que em breve começará a funcionar na antiga escola primária da Costeira.

Em Alvarães, 52 alunos a frequenta o primeiro ciclo estão a ter atividades de ocupação de tempos livres onde se incluem atividades desportivas, expressão plástica e música.

Já em Vila Franca, mas em parceria entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o CLDS+ (Contrato Local de Desenvolvimento Social +), programa que está a ser desenvolvido pelo Gabinete de Apoio à Família, decorre outro ATL envolvendo 19 crianças, quatro das quais da freguesia da Montaria.

A oferta deste tipo de resposta as freguesias mais afastadas da cidade insere-se nos objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Social e da Saúde 2013-2016, em cujo processo de elaboração foram vários os professores de diferentes agrupamentos de escolas do concelho a sinalizar a dificuldade dos pais que trabalham em encontrar uma ocupação para os seus educandos nos períodos de férias escolares.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo