Página Inicial > Notícias > Projectos...Fevereiro

Projectos do Centro de Mar em exposição até final de Fevereiro

30 Janeiro 2012

cam__01A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo tem patente, até final do mês de Fevereiro, os projectos do Centro de Mar de Viana, nomeadamente os equipamentos de remo, vela, canoagem e o Centro de Alto Rendimento de Surf. A mostra surge na sequência da assinatura dos contratos de financiamento que decorreu na semana passada e tem como objectivo dar a conhecer este amplo projecto.

Os contratos de financiamento para a criação dos postos náuticos de canoagem, remo e vela estão inseridos no projecto “Centro de Mar” e enquadram-se numa estratégia que aposta no desenvolvimento do turismo náutico em Viana do Castelo, inserida no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e representam um investimento de seis milhões de Euros, apoiado pelo programa operacional em 4,2 milhões.

O co-financiamento permitirá, assim, a construção de dois novos equipamentos para os centros de vela e de canoagem, assim como a recuperação e ampliação das instalações da antiga “Fábrica das Boinas” para o centro de remo. Fica, igualmente, garantido o apoio para a aquisição de equipamentos necessários para o seu funcionamento.

Os três postos náuticos, que deverão entrar em funcionamento no segundo trimestre de 2013, destinam-se não só a atletas federados de clubes de Viana do Castelo, mas também terão capacidade para receber praticantes destes desportos numa vertente competitiva e turística.

Centro de Remo de Viana do Castelo

Este projecto visa a recuperação e ampliação das instalações da antiga “Fábrica das Boinas”, de forma a responder às necessidades dos clubes. Servirá de imediato 70 atletas e terá capacidade para acolher praticantes de remo profissionais ou na vertente de turismo e lazer. Prevê-se que entre em funcionamento em Fevereiro de 2013.

Centro de Vela de Viana do Castelo

Este projecto inclui a construção de um novo edifício com dois pisos na frente ribeirinha que acolherá mais de 80 atletas federados do Clube de Vela de Viana do Castelo, assim como praticantes de vela numa vertente recreativa. Prevê-se que entre em funcionamento em Abril de 2013.

Centro de Canoagem de Viana do Castelo

Este projecto consiste na construção de um novo equipamento em Darque, na margem sul do rio Lima, que servirá 40 atletas federados e 600 praticantes na vertente de recreação. Prevê-se que entre em funcionamento em maio de 2013.

 

Viana do Castelo, 30 de Janeiro de 2012 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo