Página Inicial > Notícias > Projecto...do Castelo

Projecto Rios em Viana do Castelo

25 Fevereiro 2010

Projecto_Rios_VC_3Mais de quatrocentos alunos de 21 turmas do ensino básico ao secundário estão a participar no Projecto Rios, que decorre pelo segundo ano com o apoio técnico do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo. Numa primeira fase, e depois da primeira saída de campo, está agendado o curso de monitores do projecto nos dias 05 e 06 de Março, tendo como formadores Pedro Teiga, coordenador técnico do projecto, e Márcia Moreno, coordenadora de gestão do projecto.

No actual ano lectivo, o CMIA está a prestar apoio a 21 turmas, num total de 403 alunos envolvidos e cerca de dez quilómetros de rios/ribeiras monitorizados. O Projecto Rios, criado em Espanha em 1997, pela “Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya”, é um projecto de inspecção de rios que permite a todas as pessoas aproximar-se e observar atentamente o rio, podendo ser o primeiro passo para conhecer o rio mas também para integrar uma metodologia de observação continuada da sua evolução (monitorização). Em Portugal, foi lançado em 2006 pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e pela Associação de Professores de Geografia (APG).

A iniciativa integra duas saídas de campo mas também acções de sensibilização como a adopção de um troço do rio a melhorar e das actividades propostas constam elaboração de notícias, colocação de caixotes de lixo nos percursos de rio, recolha de resíduos, exposições, limpeza da margem direita do rio Lima (Argaçosa), plantação de árvores, palestras, elaboração de folhetos informativos e uma exposição fotográfica.

Neste projecto participam o Centro Escolar de Barroselas, a EBI de Castelo de Neiva, a EB2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires, a EB2/3 Pintor José de Brito, a EB2/3 Monte da Ola, a Escola Secundária de Santa Maria Maior, a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, a EB 1,2,3 de Fragoso e a EB 2/3 da Correlhã.

Viana do Castelo, 25 de Fevereiro de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo