Página Inicial > Notícias > Projecto...participativo de 2009

Projecto Envelhecer com Qualidade premiou sénior mais participativo de 2009

14 Dezembro 2009

baileCeleste Costa, com 48 participações nas actividades do projecto “Envelhecer com Qualidade” promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi premiada com uma noite com jantar e pequeno-almoço no Hotel Flor de Sal. Esta foi a forma encontrada para incentivar mas também reconhecer a forma activa como a sénior participou na programação para 2009, que terminou na passada quarta-feira com a exibição do filme “As luzes da ribalta”, de Charles Chaplin, numa iniciativa a cargo da “Ao Norte”.

No passado dia 9 de Dezembro, realizou-se também o último baile do ano nas instalações do Centro Social e Paroquial de Barroselas e, à semelhança dos anos anteriores, a Vereadora da Área da Saúde, Ana Margarida Ferreira da Silva, entregou o prémio a Celeste Costa, pelas suas 48 participações em actividades do Projecto Envelhecer com Qualidade em 2009.

Recorde-se que o Projecto Envelhecer com Qualidade foi implementado em 2006 pelo Gabinete Cidade Saudável da Autarquia de Viana do Castelo e está inserido num dos objectivos do Projecto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde: promover o envelhecimento saudável através do combate ao isolamento, do contacto inter-geracional e ainda a criação de mecanismos que facilitem o acesso da população sénior a actividades de lazer, culturais e recreativas.

“Envelhecer com Qualidade” inclui, na sua programação anual, actividades gratuitas, desde sessões de cinema, a visitas a museus e núcleos arqueológicos, actividades no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e na Biblioteca Municipal e ainda, uma vez por mês, bailes que têm percorrido as diferentes freguesias do concelho. Pela primeira vez, o projecto integrou também, durante a primeira semana de Setembro, idas à praia.

Para 2010, está agendada uma ama avaliação do Projecto com todas as IPSS’s que estão envolvidas no projecto para Janeiro, bem como para a elaboração da programação anual que, indo de encontro aos objectivos da V Fase do Projecto Cidades da OMS, dará especial destaque à literacia em saúde.

Viana do Castelo, 14 de Dezembro de 2009

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo