A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai receber, no âmbito da colaboração com a Fundação de Serralves, o projecto Do Chão: Projétil, nos dias 17 e 18 de Novembro no Museu de Artes Decorativas.
Do Chão: Projéctil é um projecto artístico participativo que parte da obra de um dos grandes protagonistas da mudança de paradigma nas linguagens artísticas contemporâneas Robert Morris (Kansas City, EUA, 1931) - como pretexto para a construção de uma reflexão sobre a relação das artes visuais e performativas com o cinema (explorado quer enquanto linguagem artística quer enquanto meio de documentação de acções efémeras).
Durante dois dias intensivos, um artista plástico (Samuel Silva) e um actor/encenador (Tó Maia) trabalharão com um grupo de participantes aos quais irão ser propostas várias experiências de construção performativa e plástica que articulam de forma lúdica e provocadora o espaço, o corpo, o movimento e os objetos. Desta experiência coletiva resultará um filme que, juntamente com outros estilhaços da acção (desenhos, fotografias, objetos), darão corpo a uma exposição final, que será apresentada também no Museu.
Este projecto destina-se a jovens e adultos a partir dos 16 anos, sendo que a inscrição é gratuita, mas obrigatória no Museu de Artes Decorativas, pelo email museu.a.a@cm-viana-castelo.pt ou pelo telefone 258 809305. A lotação é limitada.
Viana do Castelo, 30 de Outubro de 2012
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo