Página Inicial > Notícias > Projecto...Serra d’Arga

Projecto de recuperação das zonas ardidas na Serra d’Arga

30 Setembro 2011

clip_image001A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a executar um projecto de recuperação das áreas ardidas na Serra d’Arga, nomeadamente nas freguesias de Montaria, Vilar de Murteda, Meixedo e Lanheses. Ao todo, estão a ser investidos cerca de cem mil euros para recuperar e beneficiar 36 quilómetros de caminhos florestais, tratamento de linhas de águas, entre outras intervenções.

O projecto é financiado a cem por cento através do PRODER e conta com a colaboração da Autoridade Florestal Nacional, das respectivas Juntas de Freguesia e conselhos directivos de baldios, que assinaram um protocolo para o efeito. As intervenções em causa destinam-se a recuperação de áreas ardidas na serra d’Arga, nomeadamente nas áreas florestais de Montaria, Vilar Murteda, Meixedo e Lanheses.

Trata-se, por isso, de uma estabilização de emergência que visa recuperar o potencial produtivo florestal de uma área que ficou destruída após um violento incêndio em 2010, procurando conter os processos erosivos intensificados após este incêndio, promovendo ao mesmo tempo a conservação do solo, da água e dos acessos.

Esta intervenção integra a beneficiação de 36 quilómetros de caminhos florestais, tratamento de 15 linhas de água, limpeza, desobstrução e recuperação de passagens hidráulicas e tratamento de encostas.

A Serra d’Arga é classificada como Rede Natura 2000, sendo considerado um espaço de elevada importância ambiental, em particular pela biodiversidade de habitats naturais de fauna e flora selvagens.

Viana do Castelo, 30 de Setembro de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo