Página Inicial > Notícias > Programação...do Castelo

Programação de Inverno em Viana do Castelo

27 Novembro 2009

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o objectivo de dinamizar o espírito criativo e artístico e motivar o comércio local, agendou um conjunto de eventos que irão permitir animar os dias e noite de Dezembro. De destaque está naturalmente a décima edição do Simply Blues e as grandes novidades de Natal: o Ice Fun Fest Festival de Inverno de Viana do Castelo e o ArtesaRua – I Feira de Design e Artesanato Contemporâneo.

 Assim, já no dia 4 de Dezembro, arranca a décima edição do Simply Blues – Festival de Blues de Viana do Castelo, com bandas de renome internacional e que promete trazer à cidade um público alargado, sobretudo vindo da Galiza.

Programa:

Dia 4 – Red House – Espanha

Dia 5 – Eddie Martin – Reino Unido

Dia 6 – Sugar Blue – Estados Unidos da América

Dia 7 – DEDE PRiEST – Estados Unidos da América

Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22.00 H

Nos dias 5 e 6 de Dezembro, a Galiza volta a Viana do Castelo, com um Concerto da Banda de Música Municipal de Noia, na Corunha, numa actuação na Praça da República, pelas 18h00. O dia 8 de Dezembro é dedicado a uma das mais promissoras vozes da actualidade com um concerto de António Zambujo, pelas 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

No mesmo palco actua, a 13 de Dezembro, a Banda de Escuteiros de Barroselas, no âmbito das comemorações dos 75 anos da sua existência.

Já a 19 e 20, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o Bailado “O Quebra-Nozes” pelo Centro de Dança do Porto. Dançado por todas as grandes companhias do mundo, esta obra-prima de Tchaikovsky é, sem dúvida, uma das mais belas do ilustre compositor russo. Dos bailados clássicos, “O Quebra-Nozes” é dos que mais interesse desperta no grande público, até por se tratar de um tema destinado a crianças e ser apresentado na época natalícia. É um conto de Natal sendo que, como todo o ballet clássico, atrás da fábula do seu conto se encontra uma análise mais profunda das paixões e situações a que se vê submetido o ser humano ao longo da sua existência.
O espectáculo terá a participação de dois bailarinos de renome internacional: Romel Frometa (Primeiro bailarino do ballet Nacional de Cuba) e Ana Serantes Garcia (solista do Jovem Ballet da Câmara de Madrid).

No dia 21, a noite é dedicada ao Natal com um concerto pela Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo na Igreja de S. Domingos. Trata-se da Missa em Ré de António Dvorak, com direcção coral de Vítor Lima e direcção de Javier Viceiro.

Numa organização da Contexto Design, Unipessoal com o apoio da Autarquia, decorre a ArtesaRua – Feira de Design e Artesanato Contemporâneo, entre 12 e 24 de Dezembro na Praça da Erva. A intenção é promover iniciativas locais de artesanato contemporâneo/urbano, reunindo um conjunto de artesãos/designers criativos, activando o espírito criativo e de divulgação dos jovens e interagindo, simultaneamente, com um espaço do centro histórico de Viana, dando assim, animo às ruas da cidade.

Paralelamente, decorre mais uma edição de “Presépios - XIX Prémio de Artesanato de Natal em Viana do Castelo”, numa iniciativa do Museu de Arte e Arqueologia que pretende premiar o mais original presépio a concurso, que se encontra exposto na Galeria do Museu entre 12 de Dezembro de 17 de Fevereiro. Nesta iniciativa participam, por isso, as mais criativas, imaginativas e diversificadas peças de artesanato que, mais uma vez, trazem artesãos de todo o país a Viana do Castelo.

 

Viana do Castelo, 27 de Novembro de 2009             

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo