Página Inicial > Notícias > Programação...do Castelo

Programação Cultural de Verão em Viana do Castelo

17 Julho 2014

A Câmara Municipal está a preparar um vasto programa cultural para o período entre o dia 18 de Julho e o dia 31 de Agosto com um conjunto diverso de eventos:

Eixpressões – Teatro Popular do Noroeste Peninsular | 18 a 20 de Julho
Nos dias 18, 19 e 20 de Julho decorre em Viana do Castelo o Eixpressões - 4º Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular que pretende dinamizar, divulgar e aprofundar o conhecimento do Teatro Popular e ainda o intercâmbio entre os intervenientes.
O 4º Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular, a decorrer na Praça da República, é um evento que, dentro do contexto do território, da cultura e do teatro popular, se torna uma iniciativa impar, de afirmação e de substancial valor.
Estão previstas atuações diversas como o Auto de S. João, os pauliteiros de Mirandela, a Queima do Judas ou o Testamento do Compadre e da Comadre, passando pela Lenda do Penedo da Moura ou o Auto de Florípes.

Aliança das Artes| 18 de Julho a 31 de Agosto
A “Aliança das Artes” é uma mostra artística onde várias áreas estarão representadas por jovens artistas emergentes (até aos 40 anos) e que, de alguma forma, têm uma ligação emocional a Viana do Castelo, isto é, sejam vianenses ou a sua obra trata Viana ou porque já expuseram em Viana.
O evento é uma espécie de room art exibition, em que cada quarto do Hotel Aliança se transforma numa pequena galeria de arte. O programa divide-se em três fases já que em cada quinzena estarão artistas diferentes e na última haverá uma mostra final com os trabalhos de todos os participantes. Assim, a primeira mostra é dedicada à pintura, design gráfico, ilustração, desenho, fotografia, body art, cinema, audiovisual, dança, literatura, música; a segunda é para música, pintura, ilustração, dança, fotografia, representação, concertos, projeções, performances; e a terceira a todas as artes plásticas e performativas presentes nas mostras anteriores.

34.ª Feira do Livro de Viana do Castelo | 19 de Julho a 03 de Agosto
A 34ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo realiza-se no Jardim Público entre 19 de Julho a 3 de Agosto. O programa, para além da presença dos diversos editores que proporcionarão ao público vianense o contacto com as mais recentes edições, será preenchido com encontros com escritores e animação infantil na Tenda da Pequenada e música junto à marina.
Ao todo, estão previstos 14 livreiros com 54 stands e estarão representadas 21 editoras, dois alfarrabistas e o grupo AL- Antunes Livreiros, com 24 representações de editoras diversas.

Concertos no Centro Cultural de Viana do Castelo | 02 de Agosto a 31 de Dezembro
Sendo já um equipamento de referência em Viana do Castelo e na região, o Centro Cultural de Viana tem recebido espetáculos de diversa índole, exposições, mostras e eventos diversos. Mas têm sido os concertos de nomes conceituados da música portuguesa que têm enchido aquele novo espaço cultural da cidade.
Até ao final do ano, estão agora previstos espetáculos de Luísa Sobral a 02 de Agosto; Cuca Roseta a 27 de Setembro; Pedro Abrunhosa a 25 de Outubro; António Zambujo a 22 de Novembro e Clã a 13 de Dezembro.

Festival “Jazz Praça da Erva”| 07 a 09 de Agosto
O Festival Jazz na Praça da Erva decorre de 08 a 10 de Agosto na intimista da Praça da Erva. Este festival mantém um lugar de prestígio no panorama do jazz nacional e peninsular e, pelos seus palcos, já passaram os mais importantes músicos de Jazz, mas também novos projetos.

XIII Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia | 09 a 24 de Agosto
O Jardim Público recebe de 09 a 24 de Agosto, a Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia que, este ano, conta com a presença de mais de oitenta artesãos da região, que apresentam artesanato contemporâneo e tradicional. Integrada nas festas da cidade, a iniciativa da Viana Festas tem vindo a aumentar em oferta e qualidade, sendo montra viva do artesanato da região onde aparecem, anualmente, novas formas de aplicação.

Romaria d’Agonia | 20 a 24 de Agosto
Dispensa apresentações. É a maior romaria do país e este ano é dedicada ao nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires, a assinalar 500 anos. Tem como Presidente da Comissão de Honra a artista plástica Joana Vasconcelos e do programa os destaques vão para o desfile da mordomia, para a procissão ao mar, para o cortejo etnográfico ou para os fogo-de-artifícios, como a Serenata na Ponte Eiffel.

XVIII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho
Este festival realizar-se-á de 26 a 30 de Agosto. Reconhecido pelo CIOFF desde 2006, este festival tem acolhido grupos de diferentes países do mundo e percorrido um caminho de consolidação que tem permitido ganhar credibilidade, colocando Viana do Castelo no percurso dos mais importantes festivais internacionais de Folclore da Europa. Este Festival terá lugar em vários locais do Distrito e Concelho de Viana do Castelo.