Página Inicial > Notícias > Primeiro...do Castelo

Primeiro Fórum Comunitário 2013 em Viana do Castelo

12 Dezembro 2013

A Comissão Social Interfreguesias do Vale do Neiva (Vila de Punhe, Barroselas, Mujães e Carvoeiro) vai organizar, no próximo sábado, no Centro Recreativo e Cultural das Neves, pelas 15:30, o primeiro Fórum Comunitário de 2013. O tema do fórum é “Promoção de um Estilo de Vida Saudável – a importância da atividade física”.

Os assuntos a abordar nesta sessão serão o exercício físico e saúde com o médico Pedro Miranda, a promoção da alimentação saudável e atividade física com a nutricionista Joana Felgueiras, a prática de atividade física em populações especiais com Gisela Braz, diretora da AMA e ainda a apresentação do Projeto Energia Positiva com Tiago Rego (CRCN).

Este fórum é o primeiro de vários sobre diversas temáticas (Promoção e Educação para a Saúde; Promoção da Saúde Mental; Promoção da Saúde da Mulher; Promoção da Saúde Respiratória; e Promoção do Envelhecimento Ativo) e nasce da estratégia vertida no Plano de Desenvolvimento Social e da Saúde (PDSS) de Viana do Castelo 2013 – 2016, que contempla três eixos de intervenção: Promoção da Saúde, Promoção do Emprego e Reforço da Coesão Social.

No Eixo dedicado à Promoção da Saúde estão previstas uma série de iniciativas designadas por “Fóruns Comunitários” envolvendo as Comissões Sociais Interfreguesias e os diferentes parceiros da Rede Social do concelho. O objetivo geral desta ação é promover uma reflexão integrada sobre a Saúde e os seus determinantes sociais, aberta à comunidade local, promovendo a mobilização dos cidadãos em torno do seu próprio desenvolvimento.
O tema central desta iniciativa é a “Promoção da Literacia em Saúde”, tendo em conta que a promoção de melhores níveis de literacia em saúde é uma estratégia incontornável para uma melhor saúde e para uma utilização mais racional dos cuidados de saúde, especialmente em tempo de crise socioeconómica.
Cada CSF é livre de escolher o tema que melhor responde às suas necessidades, tendo em consideração as áreas temáticas prioritárias que foram definidas de acordo com o PDSS e os documentos de referência Nacional.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo