Página Inicial > Notícias > Primeiras...em Agosto

Primeiras certificações do Bordado de Viana em Agosto

26 Junho 2012

DSC05401A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito do trabalho de certificação do bordado de Viana, vai promover visitas às bordadeiras que se candidataram à certificação para, posteriormente, serem entregues as certificações já no início de Agosto.

Numa sessão onde participaram mais de duas dezenas de candidatas, a Adere Minho e a Câmara Municipal, foi apresentado o caderno de especificações do Bordado de Viana do Castelo, que resulta de um estudo do bordado, da sua história e dos materiais, motivos, cores que são característicos e aceites nos bordados certificados.

Na sessão, foram explicados os passos a efectuar para quem quer ser certificado, a importância da certificação como defesa da tradição e também da inovação do bordado, tendo sido apresentado o material promocional do Bordado de Viana do Castelo, que identificará as lojas e as peças certificadas.

No encerramento, o Presidente da Câmara, José Maria Costa, sublinhou a importância deste processo como forma de defender as nossas tradições e também como forma de criar riqueza, através da qualificação do trabalho das bordadeiras vianenses.

Recorde-se que o processo de certificação resulta de um protocolo assinado entre a autarquia e a Adere Minho – Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho e assenta num caderno de especificações já existente, que regulamenta de acordo com as normais legais de acreditação dos produtos artesanais e tem a Adere Minho como entidade certificadora.

No protocolo são cedidos os direitos de imagem de marca do Bordado de Viana do Castelo, exclusivamente com a finalidade de se proceder ao processo de certificação, enquanto o Município integra a Comissão de Acompanhamento para a Qualidade e Certificação do Bordado de Viana do Castelo, composta por diversas entidades locais, regionais e nacionais.

 

 

Viana do Castelo, 26 de Junho de 2012    

 

                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo