O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, endereçou ao Secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino, a sua gratidão pelos esforços que levado a cabo para resolver a questão do navio Atlântida.
Perante as mais recentes notícias que dão conta dos esforços em encontrar uma solução definitiva para o navio Atlântida, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, José Maria Costa deu nota do sua satisfação e lembra que se trata de um negócio que poderá por em causa a viabilização dos ENVC.
Recorde-se que o Secretário de Estado da Defesa defendeu hoje que o navio, rejeitado pelos Açores para o transporte de passageiros e viaturas entre ilhas por não atingir a velocidade contratada, seria uma solução para as ilhas que consistiria em menor prejuízo para os utentes.
O navio Atlântida foi construído em 2009, tendo custado 46,5 milhões de euros. Depois de ancorado durante quase dois anos nos ENVC, rumou recentemente a Lisboa, demonstrando que ultrapassa mesmo a velocidade contratada, mas está sem destinatário final após a recusa do Governo Regional dos Açores.
Viana do Castelo, 19 de Outubro de 2011
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo