Página Inicial > Notícias > Presidente...de Santiago

Presidente do Eixo Atlântico defende modernização da linha do Minho e caminho português de Santiago

28 Janeiro 2014

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa, defendeu ontem os investimentos e projetos “bem sucedidos” na euro-região Norte de Portugal-Galiza, nomeadamente a modernização da Linha do Minho e a valorização do Caminho Português de Santiago.

O autarca, que falava durante o X Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal no painel “Experiências de cooperação no âmbito da Comunidade de Trabalho”, deu nota do extraordinário trabalho na construção da Euro-Região Norte de Portugal Galiza, dando como exemplo projetos conjuntos bem sucedidos como a interoperabilidade dos sistemas das portagens, a modernização da via -férrea e a ligação Vigo-Porto.

José Maria Costa defendeu o urgente “início das obras de Modernização das infraestruturas rodoviárias da Linha Férrea do Minho, bem como de mais paragens na ligação rápida “ Celta” e lembrou a proposta feita há dois anos ao Presidente da Junta da Galiza de um Plano de Investimento conjunto “que coordenasse e otimizasse os próximos fundos europeus.”

Para o autarca, os contributos para uma Estratégia Marítima Europeia e o desenvolvimento do Caminho Português de Santiago de Compostela, para que em 2021, próximo Ano Santo, este esteja ao mesmo nível do Caminho Francês. “Neste sentido já desenvolvemos alguns estudos e estão a ser estabelecidos contactos com as Associações de Hotelaria e instituições ligadas ao turismo religioso. Queremos ser também neste projeto um parceiro na promoção turística e na afirmação de uma marca Euro-regional”, defendeu.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo