Página Inicial > Notícias > Presidente...internacionalização

Presidente da Câmara visita empresas em processo de internacionalização

24 Janeiro 2012

AB34843aO Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, visitou ontem duas empresas do concelho que se encontram em processo de internacionalização. José Maria Costa, acompanhado dos vereadores Vitor Lemos e Luís Nobre, visitou a Lacoviana e a Metaloviana, duas empresas situadas na Zona Industrial de Neiva, que tem efectuado largos investimentos de expansão nos últimos anos.

A visita serviu para que o executivo aferisse dos últimos investimentos efectuados nas duas empresas, numa demonstração do dinamismo empresarial do concelho. A Lacoviana, dedicada ao tratamento de lacagens de alumínio, está desde 2007 dedicada à oferta de um novo serviço – a anodização, tendo obtido a marca de qualidade em Abril de 2008, enquanto a Metaloviana, fundada em 1982 com o objectivo de servir a construção naval, a manutenção industrial, dar apoio à construção civil e obras públicas, foram as duas primeiras empresas de 2012 a ser visitadas.

AB34938aNo final, José Maria Costa sublinhou que a capacidade exportadora das empresas é também “o reconhecimento de um trabalho sério que poderá dar sinais positivos a partir de Viana do Castelo para toda a região e todo o país”, tendo ainda referenciado os prémios que, nas últimas semanas, têm sido atribuídos a empresas de Viana do Castelo.

É o caso da Enercon, a quem foi atribuído o prémio da prestigiada revista “Exame” no segmento de “Material Eléctrico e de Precisão”. Esta empresa líder no sector da energia eólica em Portugal, possui parcerias e parques eólicos pelos quatro cantos de Portugal, especialmente em Viana do Castelo, onde possui unidades fabris.

Também a Europa&Kraft Viana SA viu atribuída uma menção especial do Círculo de Empresários espanhol pelo seu mérito no processo de internacionalização a partir de Viana do Castelo. Trata-se de uma empresa líder no sector na Península Ibérica, dedicando-se à elaboração de papel, cartão canelado e embalagens. Actualmente, conta com trinta instalações industriais em Espanha, França e Portugal, possui um volume de negócios superior a 160 milhões e uma produção anual superior a 310 mil toneladas.

Recentemente, também a J. Canão, empresa vianense líder no desenvolvimento e implementação de soluções integradas inovadoras de gestão Portuária e Logística, viu ser-lhe renovada a sua certificação Rede PME Inovação COTEC, e também ontem, a Suavecel, empresa fundada em 1996 que se dedica à transformação de papel, nomeadamente papel higiénico, rolos de cozinha, lenços e guardanapos, começou a ocupar nas instalações da antiga Leoni, num sinal de grande dinamismo empresarial.

 

 

Viana do Castelo, 24 de Janeiro de 2012 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo