Página Inicial > Notícias > Presidente...portagens

Presidente da Câmara solicita colocação de quiosque electrónico de pagamento de portagens

20 Dezembro 2011

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, pediu uma audiência ao Secretário de Estado das Obras Públicas e das Comunicações uma audiência para reclamar que sejam tomadas medidas no que toca à introdução de portagens e na modernização da Linha do Minho. O edil aproveita ainda para solicitar a colocação de um quiosque electrónico para pagamento de portagens para viaturas com matrícula estrangeira.

Na missiva, José Maria Costa sublinha que, passado um ano após a introdução de portagens na A28 e analisando os números disponibilizados pelo INIR, se verifica uma quebra de cerca de 25 por cento no tráfego médio diário de viaturas na A28, sendo parte desta redução devida à diminuição do tráfego das viaturas vindas da Galiza.

No ofício, o autarca lembra mais uma vez que a região tem uma longa e histórica relação com a Galiza com dinâmicas importantes a nível social, laboral, financeiro e cultural e que as características do sistema de cobrança adoptado criaram dificuldades de mobilidade no que respeita à utilização das referidas vias por veículos de matrícula estrangeira, trazendo reflexos gravosos a nível da restauração e hotelaria, na competitividade das empresas da região.

Por estas razões, e também porque com a introdução de portagens no restante troço da A28 se agrava a situação, ficando Viana do Castelo isolada por não ter vias alternativas e com o tráfego galego a ser escoado pela A3 pelas facilidades de pagamento, o autarca solicitou a colocação de um quiosque electrónico de pagamento na entrada sul do concelho de Viana do Castelo, como meio de facilitar o acesso dos cidadãos galegos.

José Maria Costa apelou ainda uma vez mais ao Governo para serem apresentadas soluções e medidas que possam minorar o grave impacto e o prejuízo económico e social que a introdução das portagens na A28 está a causar no Alto Minho.

Paralelamente, o autarca relembra a urgência e a prioridade da modernização da ligação ferroviária Porto Vigo “como pressuposto para potenciar a euro-região Norte Portugal – Galiza”.                                        

 

 

Viana do Castelo, 20 de Dezembro de 2011 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo