Página Inicial > Notícias > Presidente...Política Regional

Presidente da Câmara reuniu com gabinete da Comissária Europeia da Política Regional

30 Junho 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, na qualidade de responsável pela delegação portuguesa do Comité das Regiões, reuniu em Bruxelas com o gabinete da Comissária Europeia da Política Regional, Corina Cretu. Na audiência, foi efetuada uma avaliação das políticas regionais transfronteiriças.

José Maria Costa, que lidera a delegação portuguesa do Comité das Regiões e é também presidente das assembleias gerais da RIET e do Eixo Atlântico, reuniu com a responsável de cooperação territorial do gabinete de Corina Cretu em Bruxelas. Na audiência, que contou também com a presença do Secretário-Geral do Eixo Atlântico, foi efetuada uma avaliação e um balanço dos 25 anos de cooperação territorial do Interreg.

Este momento de partilha e reflexão serviu para apresentar o trabalho, desenvolvido, designadamente no Eixo Atlântico, entre as regiões do Norte de Portugal e da Galiza. José Maria Costa defendeu que as regiões fronteiriças da Europa do Sul devem ter uma maior intervenção no que toca às políticas europeias e que estas possam contemplar as suas especificidades próprias como é o caso de Portugal e Espanha.

De lembrar que, no âmbito da auscultação e avaliação dos 25 anos do Interreg que está a ser efetuada, realizou-se em Viana do Castelo um fórum com os diversos atores (câmaras municipais, deputacions, universidades e associações empresariais) que contou com a presença de responsáveis da União Europeia e foram já dados vários contributos para a eliminação futura de alguns estrangulamentos existentes nas políticas de cooperação.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo