Página Inicial > Notícias > Presidente...alimentar

Presidente da Câmara reuniu com empresários do sector alimentar

22 Outubro 2010

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo reuniu hoje com os responsáveis pela Associação Empresarial e com empresários da área do comércio alimentar. Entre outros assuntos, foi abordada a questão da abertura das grandes superfícies, tendo o autarca informado que a Câmara Municipal não vê vantagens na sua abertura e que irá apresentar uma proposta no sentido das grandes superfícies não abrirem portas ao domingo à tarde.

 Na reunião foi abordada a situação económica do país e as dificuldades sentidas nas vendas do comércio local. Perante esta situação, o Presidente José Maria Costa lembrou as acções que têm vindo a ser tomadas pela Câmara para promoção das actividades económicas no concelho, nomeadamente no apoio à reabilitação urbana, na criação de medidas de acolhimento de novos apoios às empresas, na política de influência junto do governo para apoio às empresas do concelho (como é o caso dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo) e ainda nas actividades de promoção turística do centro histórico, na Galiza e na região norte.

Os empresários demonstraram também a preocupação sentida relativamente ao anúncio de que as grandes superfícies irão poder abrir portas aos domingos à tarde, tendo o Presidente da Câmara afirmado que, de acordo com a legislação em vigor, vai consultar a AEVC, os sindicatos e a s Juntas de Freguesia no sentido de elaborar uma proposta para uma eventual alteração ao Regulamento de abertura e funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público.

O Presidente da Câmara informou ainda os empresários que não vê vantagens na abertura dos hipermercados ao domingo à tarde pelo que, e depois de ouvidos os pareceres necessários, vai apresentar uma proposta a reunião de câmara no sentido de não abrirem ao domingo à tarde.

 

Viana do Castelo, 22 de Outubro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo