Página Inicial > Notícias > Presidente...Alto Minho

Presidente da Câmara recebeu delegação de Malanje que inicia visita de dois dias ao Alto Minho

15 Abril 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu hoje uma delegação da província de Malanje, de Angola, que inicia assim uma visita de dois dias ao Alto Minho. Da delegação angolana faz parte o Embaixador de Angola, Carlos Alberto Fonseca, o Governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos "Kwata Kanawa", administradores e representantes municipais.


Esta segunda-feira, a delegação angolana tem uma sessão de trabalho com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e com a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), com o objetivo de conhecer o modelo de funcionamento da CIM e da CEVAL, seguindo-se uma tarde de visitas pela região.


Amanhã, a delegação de Malanje terá uma sessão de trabalho com escolas profissionais e escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), reunindo ainda com agências de desenvolvimento regional.


Durante a visita, será ainda assinada uma carta de intenção entre o Governo Provincial de Malanje e a CIM do Alto Minho para reforçar a cooperação entre as partes, com base nos laços históricos, culturais e de amizade existente entre os povos angolano e português. A carta de intenção pretende ainda revitalizar e ampliar esse relacionamento no domínio municipal em particular, fomentando formas de cooperação nos mais diversos domínios de interesse comum, tendo como objetivo fundamental desenvolver ações de aproximação entre os cidadãos e as instituições.


Neste sentido, o Governo Provincial de Malanje e o CIM do Alto Minho desenvolverão programas e projetos de desenvolvimento regional, formação e capacitação de quadros, intercâmbio cultural, artístico, musical, desportivo e turístico com vista a desenvolver uma parceria efetiva. As partes afirmam ainda a sua vontade de, num futuro breve, celebrarem ao abrigo do Direito Internacional e Nacional das partes, um Acordo de Cooperação.


Malanje é uma província angolana com uma área total de 97.602 Km2 e uma população de 968.135 habitantes repartidos por 14 municípios. A província situa-se no norte de Angola e a sua altura varia de 500m a 1500m em relação ao nível do mar.


A paisagem física de Malanje apresenta três regiões bem distintas: o Planalto de Malanje, a Baixa de Kassanje e o Songo ou Alto Kwanza. A palavra Malanje, vem do contexto kimbundu antigo que significa "as pedras" (MA-LANJI). A cidade de Malanje é a capital da província e está ligada à cidade de Luanda por uma via férrea e por via aérea.