Página Inicial > Notícias > Presidente...de Carreço

Presidente da Câmara presente na inauguração da sede da Ronda Típica de Carreço

03 Maio 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na inauguração da sede da Ronda Típica de Carreço. Tendo em conta que o Grupo Folclórico Ronda Típica de Carreço desenvolve uma intensa atividade em prol da divulgação do património cultural vianense, quer em atividades que têm lugar no concelho de Viana do Castelo, como o Festival Internacional de Folclore e as Festas de Nossa Senhora da Agonia, quer em atividades que se desenrolam noutros locais do país, a autarquia apoiou a construção da sede da instituição com um valor global de 100 mil euros.


Assim, em janeiro deste ano, em reunião ordinária do executivo, foi aprovado um valor de 30 mil euros para a última fase da construção da sede. Anteriormente, em 2018, tinha sido aprovado um valor de 35 mil euros para apoio ao novo edifício, em 2017, a autarquia havia aprovado um apoio de 25 mil euros, e em 2016 o executivo aprovara 10 mil euros para o mesmo fim.


Fundada a 29 de dezembro de 1998, a Associação “Ronda Típica de Carreço” está filiada na Fundação INATEL desde 11 de abril de 2001, como Centro de Cultura e Desporto, tendo como principais objetivos promover a música e a dança de índole popular, bem como o ensino das mesmas, tendo para esse efeito criado um grupo de bombos, um grupo folclórico e um grupo instrumental e coral.


Em 21 de Janeiro de 2001, foi agraciada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com o diploma de “Cidadão de Mérito”, pelas atividades desenvolvidas na preservação e promoção do património cultural e na defesa das tradições populares.


Após um período de pesquisa e preparação do grupo quanto à música, dança, canto e trajes, o grupo folclórico da Ronda Típica de Carreço pôde começar a apresentar-se em público, procurando transmitir ao público as tradições e cultura da sua freguesia. Já participou em festas e romarias e em vários Festivais de Folclore em várias regiões do país, bem como no estrangeiro: Andorra (2001), Toulouse, França (2002 e 2003), Festival Internacional Marbella, Espanha (2012) e Drancy, França (2013).