Página Inicial > Notícias > Presidente...Colégio do Minho

Presidente da Câmara presente na entrega de constituições no Colégio do Minho

28 Abril 2021

A convite do Colégio do Minho, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na cerimónia de entrega de 138 Constituições da República Portuguesa, oferecidas pelo Município, aos estudantes do ensino secundário da instituição de ensino.


A cerimónia incluiu um momento musical, com “Acordai” de Fernando Lopes Graça, por elementos da Classe de Canto do Colégio do Minho, momento de poesia e também a peça de teatro “A História de uma Revolução”.


Recorde-se que a Câmara Municipal assinalou os 45 anos da Constituição com a distribuição de 3.000 exemplares por todos os alunos do ensino secundário do concelho, entre escolas públicas e privadas.


A 10 de abril, no dia em que se celebraram os 45 anos da publicação da Constituição em Diário da República, a autarquia promoveu uma cerimónia de entrega simbólica das constituições, que aconteceu através dos meios digitais e que contou com a presença do constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia e dos diretores dos sete agrupamentos escolares do concelho, bem como das escolas privadas com ensino secundário.


A Constituição da República Portuguesa de 1976 é a sexta e atual constituição portuguesa. Foi redigida pela Assembleia Constituinte eleita na sequência das primeiras eleições gerais livres no país em 25 de Abril de 1975, 1.º aniversário da Revolução dos Cravos. Os seus deputados deram os trabalhos por concluídos em 2 de abril de 1976, data da sua aprovação, tendo a Constituição entrado em vigor a 25 de abril de 1976.