Página Inicial > Notícias > Presidente...enoturismo

Presidente da Câmara no lançamento da primeira pedra de empreendimento de enoturismo

20 Março 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou ontem presença na cerimónia de lançamento da primeira pedra de um empreendimento nas Terras de Geraz do Lima. Trata-se de um investimento de cerca de oito milhões de euros que inclui uma adega, um museu e uma unidade hoteleira com quarenta quartos.

O projeto "Solar do Louredo - Vinho e Enoturismo" pretende dar continuidade à produção de Vinhos Verdes, de alta qualidade, produzindo exclusivamente castas autóctones da região, com o Loureiro. A Quinta do Solar do Louredo, do século XVII, tem uma área plantada de 32 hectares e uma produção anual de 100 mil litros de vinho e, em breve, deverá aumentar a produção para um milhão de litros por ano, "consequência do aumento da área plantada para os 80 hectares".

O novo projeto prevê investimentos numa área bruta de 15.000 metros quadrados e inclui uma adega, restaurante, um museu do vinho e da vinha e ainda a construção de uma pequena unidade hoteleira com cerca de 40 quartos, prevendo-se a criação de cerca de meia centena de postos de trabalho.

De lembrar que esta é uma das apostas da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que aderiu à Associação de Municípios Portugueses do Vinho e foi mesmo eleita Cidade do Vinho em 2011. Com o objetivo de promover os produtos endógenos, designadamente o vinho, tem vindo a ser efetuados investimentos públicos e privados, pelo que a autarquia se associou a este novo investimento.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo