Página Inicial > Notícias > Presidente...Tranfronteirizo

Presidente da Câmara no I Fórum do Río Miño Tranfronteirizo

22 Junho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), participou ontem no I Fórum do Río Miño Transfronteirizo, que aconteceu na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Valença. O evento, organizado pela CIM Alto Minho, Deputación de Pontevedra e Fundación Centro de Estudos Eurorrexionais, serviu para debater o futuro do território do rio Minho transfronteiriço e para definir as bases de cooperação dos territórios abrangidos.


No fórum foram dadas a conhecer as primeiras conclusões e estudos preliminares sobre a elaboração da estratégia de cooperação inteligente do Rio Minho Transfronteiriço, no âmbito do projeto Smart Miño, cofinanciado pelo Interreg III A. O objetivo foi preparar e programar uma estratégia de longo prazo para aplicação dos fundos comunitários para o período 2020-2030, no quadro dos programas de cooperação territorial da União Europeia.


José Maria Costa participou na sessão inaugural, sobre “O futuro estratégico do território do rio Minho transfronteiriço”. O I Fórum do Río Miño Transfronteirizo debateu “As bases da estratégia de cooperação do rio Minho”, com una análise territorial da incidência dos projetos Interreg no período 2007-2013 na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e um debate sobre os principais eixos estratégicos e objetivos.