Página Inicial > Notícias > Presidente...Mundial Porto 21

Presidente da Câmara no Fórum Mundial Porto 21

18 Abril 2013

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no Fórum Mundial Porto XIX, moderando uma mesa sobre “Nova arquitetura, urbanismo e infraestruturas para um desenvolvimento inteligente”. No debate, onde participaram arquitetos e professores universitários, José Maria Costa defendeu as cidades inovadoras, criativas e ambientalmente sustentáveis.

O fórum mundial, que reuniu centenas de especialistas, autarcas, professores e técnicos em Serralves, debateu diversos temas como a mobilidade sustentável, a arquitetura e a regeneração urbana e o desenvolvimento das cidades. Na mesa que moderou, José Maria Costa, na qualidade de Presidente da Câmara e Presidente do Eixo Atlântico, referiu o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da Euro-Região Norte de Portugal e Galiza pelas 34 cidades em domínios como o ambiente ou a mobilidade e urbanismo sustentáveis.

O autarca de Viana do Castelo referiu igualmente a necessidade das cidades de adotarem novas tecnologias e boas práticas ambientais, integrando-as nas diversas funções que hoje as cidades contemplam. De igual forma, referiu ainda que as cidades de hoje podem e devem promover oportunidades para a economia, a inovação e criatividade, assim como a criação cultural e educacional.

O edil deu como exemplo Viana do Castelo, onde tem sido efetuada uma intervenção de planeamento urbano e da regeneração urbana com resultados muito positivos e que tem, atualmente, projetos e ações educadoras como a cidade saudável, com a promoção de estilos de vida saudáveis, ou a integração em redes de cidades como o Pacto de Autarcas ou a rede Mobi-E.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo