Página Inicial > Notícias > Presidente...Galego-Português

Presidente da Câmara no décimo aniversário da apresentação da Candidatura à UNESCO do Património Imaterial Galego-Português

17 Outubro 2014


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da Rede Internacional de Entidades Transfronteiriças - RIET, José Maria Costa, marcou hoje presença no décimo aniversário da apresentação da Candidatura do Património Imaterial Galego-Português da UNESCO, na sede do Conselho da Cultura Galega, em Santiago de Compostela.

A sessão, organizada pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas! com o apoio de instituições da Galiza e de Portugal, integrou intervenções de representantes de várias entidades como do Museu do Povo Galego, da Secretaria de Política Linguística da Xunta da Galicia, Direção Geral de Relações Exteriores e da União Europeia e do Presidente do Conselho da Cultura Galega.

De lembrar que, há dez anos, um grupo de professores da Associação entregou na sede da UNESCO em Paris a Candidatura do Património Imaterial Galego-Português, sendo a primeira a ser promovida por escolas dos dois países da União Europeia. A candidatura, que suscitou grande adesão na Galiza e em Portugal, defende a identidade história dos dois países: para além dos castelos, conventos e monumentos, também os sons, os gestos, os dizeres e a língua mostram uma identidade história para preservar enquanto elementos culturais delicados, postos em causa muitas vezes pela História.

A sessão de hoje serviu para reavivar o processo de candidatura, que renasce com uma nova campanha.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo