Página Inicial > Notícias > Presidente...Nacional dos GAC

Presidente da Câmara no 2.º Encontro Nacional dos GAC

25 Fevereiro 2011

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, marcou presença no 2.º Encontro Nacional de Grupos de Acção Costeira, em Aveiro. O autarca, também presidente do Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, participou desta forma na criação da Rede Nacional de Grupos de Acção Costeira para organizar e criar objectivos comuns.

Na iniciativa, que serviu igualmente para a troca de experiências e para efectuar um balanço provisório dos GAC ao abrigo do Eixo Prioritário 4 – Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do PROMAR, foi apresentado o GAC Litoral Norte.

Recorde-se que, numa altura em que estão abertos os avisos para a apresentação de projectos a serem candidatados ao PROMAR – Programa Operacional da Pesca 2007-2013, o autarca salientou que esta é uma iniciativa importante para o desenvolvimento das áreas costeiras.

A Estratégia de Desenvolvimento Sustentável GAC é apoiar, nos próximos anos, no âmbito do Eixo 4 Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do PROMAR, projectos que tenham como objectivo contribuir para o desenvolvimento das zonas e comunidades piscatórias do Litoral Norte, sendo o investimento previsto na ordem dos 4,3 milhões de euros.

Lançados estão já os avisos de concursos para projectos relacionados com o reforço da competitividade das zonas de pesca e valorização dos seus produtos e a diversificação e reestruturação das actividades de pesca com uma dotação financeira definida entre os cem e os duzentos mil euros, respectivamente, sendo que os apoios serão concedidos sob a forma de subsídio a fundo perdido.

Viana do Castelo, 25 de Fevereiro de 2011                            
Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo