Página Inicial > Notícias > Presidente...Casa do Minho

Presidente da Câmara nas comemorações dos 90 anos da Casa do Minho

24 Março 2014

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença nas Comemorações dos 90 anos da Casa do Minho, no Rio de Janeiro (Brasil). A instituição, que foi agraciada no aniversário de elevação de Viana do Castelo a cidade, assinalou a data com uma sessão solene onde o autarca destacou a importância destas entidades na promoção e na preservação da cultura tradicional da região.

A Casa do Minho foi agraciada como instituição de mérito em Janeiro passado pelo relevante trabalho em prol da divulgação da língua, etnografia e cultura portuguesas. Fundada no Rio de Janeiro em 8 de Março de 1924, celebra, em 2014, o seu nonagésimo aniversário e tem-se dedicado à divulgação da cultura portuguesa no Brasil, através da dança, dos cantares e dos trajes da região do Minho.

A Casa do Minho prestou, até 1954, serviços de assistência médica, jurídica, auxílios por invalidez, doença, velhice a pobreza e escola de alfabetização de adultos. A partir desta data, passou apenas a ter caráter social, cultural e recreativo, congregando inúmeros associados, portugueses e luso – descendentes, e desempenha um importante papel em prol da divulgação da língua, etnografia e cultura portuguesas no Brasil.

Por essa razão, o autarca deslocou-se ao Rio de Janeiro para participar nas comemorações, tendo aproveitado ainda para se deslocar a Brasília para uma reunião com o embaixador de Portugal no Brasil, onde o convidou para estar presente na romaria d’Agonia.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo