Página Inicial > Notícias > Presidente...do Castelo

Presidente da Câmara na reunião de lançamento do Núcleo da Refood Viana do Castelo

27 Janeiro 2017

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na reunião de lançamento do Núcleo da Refood de Viana do Castelo, que decorreu no auditório Prof. Lima de Carvalho. A Refood, um movimento comunitário voluntário cujo fim consiste em recupera comida em boas condições para alimentar quem necessita, tem apoio da Câmara Municipal.

A reunião de lançamento marca assim o início oficial do núcleo de Viana do Castelo da Refood, entidade que a autarquia apoiou na aquisição do equipamento para apetrechamento do espaço do movimento comunitário voluntário cujo fim consiste em recupera comida em boas condições para alimentar quem necessita.

Recorde-se que a Refood é um movimento comunitário independente, 100% voluntário, conduzido por cidadãos, cujo fim consiste na recuperação de comida em boas condições, preparada por restaurantes, cafés e estabelecimentos do ramo, para alimentar quem mais precisa, tendo como missão eliminar o desperdício alimentar, acabar com a fome e envolver toda a comunidade neste esforço.

A ideia surgiu no final de 2010 pelo norte-americano Hunter Halder, a viver em Portugal há mais de 20 anos, originando uma organização sem fins lucrativos, em Lisboa, sendo-lhe concedido o estatuto de Instituição Privada de Solidariedade Social, em abril de 2013. Além dos 27 núcleos já em pleno funcionamento, há mais 27 equipas a trabalhar para abrir núcleos nas suas cidades e comunidades, nomeadamente Viana do Castelo.

A equipa da Refood Viana estava a efetuar, desde finais de 2014, todas as diligências para dar início à sua causa, serviço que só é possível ser realizado na sua plenitude após a adaptação do seu Centro de Operações, necessário para as atividades de recolha, preparação e distribuição.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo